
Uma inciativa inusitada contribuiu significantemente com o banco de sangue do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA) unidade de Redenção, na manhã desta quinta-feira (23) 25 pessoas vindos de Tucumã chegaram ao HEMOPA para doarem sangue. A mobilização foi feita pelo secretário de saúde de Tucumã, Rafael Antônio que convidou moradores para irem até Redenção para a coleta de sangue.

A viagem foi realizada em um micro-ônibus da secretaria de saúde, usado no tratamento fora de domicilio (TFD). Durante a entrevista Secretário de Saúde Rafael Antônio diz que o projeto “Doe Sangue, Doe Vidas” estará disponibilizando o micro-ônibus uma vez ao mês para dar sequencia na atividade.
É notório que o HEMOPA necessita, grandemente, de iniciativas como esta, uma vez que atende 15 municípios da região. Atitudes como a de Tucumã deve ser o espelho para população da região se mobilizar a esta causa tão importante.
DOE SANGUE:

A doação de sangue é um ato voluntario que pode ser feito por qualquer pessoa que tenha entre 16 e 69 anos, desde que esteja bem alimentado e estar bem de saúde. A doação de sangue é feita no Hemocentro de Redenção, sendo uma atitude simples o qual não trará deficiência de sangue ao doador. Segundo o secretário de saúde Rafael Antônio “essa atitude é um ato de amor, e que sirva de exemplo pros demais municípios da região, pois se cada município fizer isso o HEMOPA não faltará sangue”.

RESULTADO:
Este ato de solidariedade resultou em 23 bolsas de sangue, atingindo quase 100% da estimativa por campanha sendo considerada uma “vitória” para os bancos de sangue de Redenção.

(Júlia Mahraia/ da redação)