Na data de (25/08/2021), por volta das 09:00, a equipe desta Delegacia de Polícia Civil conseguiu obter informações precisas acerca de determinada situação de traficância.
Foi realizado monitoramento e outras modalidades de investigação, inclusive durante a madrugada, que confirmaram os indícios da prática criminosa.
No dia seguinte, após a representação policial realizada pelo Delegado Diego Máximo ao Poder Judiciário local, foi expedido o mandado de busca e apreensão para o local indicado, mandado este que foi cumprido às 16:00 de forma urgente pelo fato de o investigado planejar ir para as cidades de Vila Rica/MT e Confresa/MT, na noite de (quinta-feira), para comparecer a duas festas e ali comercializar os entorpecentes.
Na residência, além do investigado, também estava presente uma segunda pessoa.
Após procurar por toda a casa e não encontrarem nada os policiais avistaram uma caixa de celular, de cor branca, em cima do telhado, na beirada, e ali encontraram 199 comprimidos de ecstasy, ocasião em que foi dada voz de prisão em investigado pelo crime de tráfico de drogas.

Toda a investigação e a operação foi realizada exclusivamente pela Polícia Civil.
Nos últimos 45 dias a Delegacia de Polícia Civil de Santana do Araguaia apreendeu aproximadamente 12kg de maconha, 1 revólver calibre 38, e 269 comprimidos de ecstasy, o que tem representado um duro golpe na criminalidade local.