Tucuruí

Operação policial desarticula fábrica de gelo que furtava energia em Tucuruí

Responsável pelo estabelecimento foi preso. Total de energia desviada daria para abastecer cerca de 150 casas por 30 dias.

Uma ação conjunta das Polícias Civil e Científica desarticulou, na tarde desta segunda-feira (14), uma fábrica de gelo localizada na Vila Permanente, em Tucuruí, sudeste do Pará.

O estabelecimento foi flagrado fraudando o conjunto de medição de energia elétrica da distribuidora Equatorial Pará, prática popularmente conhecida como “gato”. De acordo com a Equatorial, foram desviados cerca de 30.000 kWh de energia, volume suficiente para abastecer 150 casas populares durante um mês inteiro. Além do prejuízo financeiro, o furto causava instabilidade na rede elétrica da região, gerando oscilações e interrupções no fornecimento.

O furto de energia elétrica e a fraude em medidores são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro, sendo enquadrados, respectivamente, como furto e estelionato. A distribuidora alerta que, além de ilegal, a prática oferece riscos à vida das pessoas envolvidas e de terceiros, podendo provocar curtos-circuitos, incêndios e acidentes graves.

Como denunciar?

A população pode e deve colaborar com o combate a esse tipo de crime. Denúncias podem ser feitas de forma anônima através:
• Site oficial: www.equatorialenergia.com.br
o Na plataforma, é possível informar endereço, município, código da unidade consumidora, número do medidor e até anexar fotos e vídeos.
• Central de Atendimento: 0800 091 0196 (ligação gratuita)

A distribuidora reforça que toda denúncia é tratada com sigilo, e a colaboração da sociedade é essencial para garantir um serviço de energia mais justo, seguro e confiável para todos. (Roney Braga / A Notícia Portal, com informações da Assessoria de Comunicação da Equatorial Pará | Foto: Divulgação)

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo