
Um homem foi detido neste domingo (6) por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, durante patrulhamento realizado por agentes da Força Nacional em conjunto com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), às margens do Rio Sebastião, no Distrito de Taboca, município de São Félix do Xingu.
Segundo registro da Delegacia de Polícia Civil de Taboca, o autor, identificado como Leandro dos Santos Quinup, estava em uma canoa com outros dois ocupantes quando foi abordado pelos agentes. Durante a vistoria, foi localizada uma espingarda de pressão calibre 5,5, adulterada para o calibre .22, além de 24 munições do mesmo calibre.

A arma e as munições foram apreendidas, e Leandro foi conduzido à unidade policial para a adoção dos procedimentos legais. O caso foi registrado no Boletim de Ocorrência n.º 00704/2025.100097-8.
De acordo com a Polícia Civil, a ação reforça o trabalho integrado das forças de segurança e órgãos de proteção aos povos indígenas na região do Alto Xingu, com foco no combate a crimes ambientais e à posse irregular de armamentos. (Roney Braga/ A Notícia Portal/ Fotos: Polícia Civil)