Internacional

EUA alerta para recrutamento enganoso de ex – funcionários por inteligência Chinesa

O aviso ocorre em meio a demissões em massa no governo federal, lideradas pelo Departamento de Eficiência Governamental, apelidado de Doge e vinculado a Elon Musk.

Os Estados Unidos emitiram um alerta contra métodos enganosos usados pela inteligência chinesa para recrutar funcionários e ex-funcionários do governo americano.

Segundo o Centro Nacional de Contrainteligência e Segurança, entidades estrangeiras, especialmente da China, têm se passado por empresas de consultoria, headhunters e think tanks para atrair profissionais em redes sociais.

O aviso ocorre em meio a demissões em massa no governo federal, lideradas pelo Departamento de Eficiência Governamental, apelidado de Doge e vinculado a Elon Musk. A prática tem se sofisticado, mirando indivíduos com acesso a informações sensíveis. O Centro reforça que mesmo ex-funcionários continuam obrigados a proteger dados confidenciais.

Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores da China alegou desconhecer os fatos e acusou os EUA de conduzir espionagem global. A Reuters já havia revelado a existência de uma rede chinesa de empresas voltada à cooptação de servidores públicos americanos demitidos recentemente. (A Notícia Portal/ com informações CNN)

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo