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SEDUC: Incentiva participação na olimpíada de professores de matemática, vencedores vão à China.

Na edição anterior, o Pará foi representado pelo professor Romis Moraes, da Escola Estadual Dr. Romildo Veloso e Silva, localizada no município de Ourilândia do Norte.

Estão abertas as inscrições para a segunda edição da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), uma competição nacional que visa reconhecer as melhores iniciativas no ensino da Matemática no Brasil. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está incentivando a participação de educadores da rede estadual, que têm a oportunidade de se destacar entre os melhores professores do país. As inscrições podem ser feitas até 31 de maio de 2025 através do site da competição.

 

Na edição anterior, o Pará foi representado pelo professor Romis Moraes, da Escola Estadual Dr. Romildo Veloso e Silva, localizada no município de Ourilândia do Norte, na região sudeste do estado. Romis foi um dos dez vencedores do certame, tendo sido premiado com uma viagem para Xangai, na China, para um intercâmbio científico e cultural.

 

“A história do professor Romis é inspiradora, pois mostra que é possível alcançar grandes resultados. Precisamos de exemplos que provem que é possível ir além. Nesta edição, esperamos que mais professores da nossa rede tenham a mesma oportunidade e se sintam motivados a participar. Boa sorte a todos!”, afirmou Rossieli Soares, Secretário de Estado de Educação.

Na edição anterior, o Pará foi representado pelo professor Romis Moraes, da Escola Estadual Dr. Romildo Veloso e Silva, localizada no município de Ourilândia do Norte.

Experiência de Aprendizado: A participação na Olimpíada e a viagem a Xangai foram momentos de grande aprendizado para o professor Romis. Ele destaca o trabalho colaborativo entre os educadores chineses, onde os professores planejam aulas em conjunto, discutem metodologias e analisam as práticas pedagógicas, o que, segundo ele, enriquece tanto o ensino quanto o aprendizado dos alunos.

 

“Fiquei impressionado com a união dos professores em Xangai, que se dedicam a formar alunos de alto desempenho em Matemática. Eles praticam o ‘Teaching Research Group’, onde estudam, planejam e avaliam as aulas em conjunto. Essa troca de experiências realmente transforma a prática educacional”, contou o professor.

 

Após retornar da China, Romis tem compartilhado seus conhecimentos com a Seduc, capacitando novos professores da rede estadual. Ele e os outros professores que participaram do intercâmbio organizaram workshops para replicar as boas práticas vivenciadas no exterior, com o objetivo de melhorar os resultados do ensino de Matemática no Brasil.

Na edição anterior, o Pará foi representado pelo professor Romis Moraes, da Escola Estadual Dr. Romildo Veloso e Silva, localizada no município de Ourilândia do Norte.

Como Participar: Professores de Matemática de escolas públicas ou particulares em todo o Brasil podem se inscrever na Olimpíada. A inscrição é feita diretamente no site da competição. O processo de avaliação ocorre em três etapas:

 

  1. Junho – Os inscritos realizarão uma prova online. Os classificados deverão enviar um vídeo mostrando o trabalho desenvolvido em sala de aula, incluindo metodologias e resultados.
  2. Agosto – A comissão avaliará os vídeos enviados.
  3. Setembro – Os finalistas participarão de entrevistas com especialistas, como o ex-ministro Cristovam Buarque e outros renomados educadores e matemáticos.
  4. Novembro – A cerimônia de premiação será realizada, e os vencedores nas categorias Bronze, Prata e Ouro serão anunciados.
  5. Abril de 2026 – Os vencedores da categoria Ouro irão para Xangai, China, para um intercâmbio científico e cultural.

Os vencedores das medalhas de Ouro serão premiados com uma viagem para Xangai, onde poderão aprofundar seus conhecimentos e experiências em educação matemática, em um país que é referência mundial no ensino dessa disciplina.

 

Reflexão sobre a Educação Matemática no Brasil: Adauto Caldara, membro do Conselho Gestor da Olimpíada, destaca a importância de aprender com países que estão à frente na educação. A China, por exemplo, tem um desempenho exemplar em Matemática, contrastando com a realidade do Brasil, que ocupa a 65ª posição no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), divulgado no final do ano passado.

 

“Apesar de termos professores e pesquisadores de destaque mundial, o Brasil ainda apresenta resultados abaixo da média global. Precisamos aprender com as melhores práticas internacionais para elevar o nível do nosso ensino de Matemática”, concluiu Caldara.

 

Etapas da Olimpíada

  • Junho: Avaliação online e envio de vídeos sobre práticas de ensino.
  • Agosto: Análise dos vídeos enviados.
  • Setembro: Entrevistas com o Conselho Acadêmico.
  • Novembro: Cerimônia de premiação.

•             Abril de 2026: Intercâmbio para os vencedores da OPMBr em Xangai. ( A Notícia Portal/ Por / Fernanda Cavalcante (SEDUC)

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