Política | 28/03/2018
Municípios da região recebem orientação sobre sistemas de gestão ambiental e equipamentos
O prefeito de Ourilândia do Norte, Romildo Veloso, recebe as chaves da caminhonete
Representantes de cerca de 20 municípios da região de integração da AMATCarajás participaram do lançamento de dois novos sistemas de gestão ambiental que estão sendo implantados pelo Governo do Estado, o Sistema de Alerta do Desmatamento – LDI Automatizado e a Plataforma Simples Ambiental. Prefeitos, secretários de meio ambiente e técnicos participam da programação.

O sistema LDI Automatizado visa auxiliar no monitoramento contínuo da floresta, fornecendo alertas semanais das alterações na vegetação nativa para gerar a detecção e mapeamento do desmatamento. Já a Plataforma Simples Ambiental é o ambiente eletrônico criado pela Semas-PA para cadastro e emissão da Dispensa de Licenciamento Ambiental, do Licenciamento Ambiental Declaratório e do Licenciamento Ambiental Simplificado no âmbito estadual. Os municípios que decidirem aderir ao regime simplificado poderão usá-lo na sua esfera de gestão.

Para o secretário de Meio Ambiente de Água Azul do Norte, Sandro Novato, os sistemas irão influenciar positivamente o trabalho que já vem sendo realizado no município. “Temos uma demanda grande porque o município é 80% rural e apenas 20% urbano. Teremos facilidade principalmente quanto à logística já que somos do sul do estado do Pará e como será tudo informatizado, on line, facilitará muito para a secretaria e para os nossos técnicos”, declarou.

O combate ao desmatamento e o fortalecimento da gestão ambiental serão os principais benefícios. De acordo com Aristóteles Alves, secretário de Meio Ambiente de Redenção a grande vantagem será no tempo de resposta para a sociedade. “Nós já executamos este trabalho de combate só que de forma analógica, e o Estado está apresentando uma forma automatizada de fazer o que a gente já executa. A sociedade terá um tempo de resposta muito mais rápido sobre os ilícitos ambientais que ocorrem dentro do município, que muitas vezes passavam-se anos e não se via nenhum resultado”, afirmou.

Dentro da programação, 90 municípios foram beneficiados com a doação de 68 caminhonetes, 99 notebooks e 21 projetores multimídia. As doações foram fruto de contratos realizados entre o Governo do Pará e o Branco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através do Fundo Amazônia. Dos municípios da região de integração da AmatCarajás serão contemplados: Abel Figueiredo, Água Azul do Norte, Bannach, Bom Jesus do Tocantins, Breu Branco, Conceição do Araguaia, Eldorado dos Carajás, Floresta do Araguaia, Goianésia do Pará, Jacundá, Nova Ipixuna, Ourilândia do Norte, Parauapebas, Pau D’Arco, Redenção, Rio Maria, Tucumã e Tucuruí. As entregas foram realizadas pelo Governador do Estado Simão Jatene.
O prefeito de Ourilândia do Norte, Romildo Veloso, recebe as chaves da caminhonete
Deixe Aqui Seu Comentario

Nome :

Email :

Captcha

Comentario :

Aviso Importante: Os comentários publicados não refletem a opinião deste site. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade dos seus autores. Não serão publicados comentários totalmente em letras maiúsculas (caixa alta). O site reserva-se o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional também serão excluídos.

sites / blogs