Acontecimento | 09/10/2017
OURILÂNDIA DO NORTE: Vale obtém liminar para retomar projeto Onça Puma
O fechamento do projeto Onça Puma neste momento representaria um impacto gigantesco na economia de Ourilândia do Norte
A Justiça Federal concedeu liminar autorizando a retomada das atividades de mineração de níquel do empreendimento Onça Puma da Vale, localizado no município de Ourilândia do Norte, no sul do Pará. A liminar do Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF1) foi concedida neste domingo (8) pelo desembargador federal João Batista Moreira.

A Vale estava com as atividades suspensas em Ourilândia do Norte desde 14 de setembro, quando a 5º Turma do TRF1 entendeu que o empreendimento Onça Puma estava funcionando se
Prefeito Veloso: “Não vemos verdades nas alegações feitas para impedir o funcionamento da mineradora”
m o atendimento dos pré-requisitos determinados no processo de licenciamento, causando impactos negativos nas comunidades indígenas Xikrin e Kayapó, que vivem próximas da bacia do Rio Catetê e do Igarapé Carapanã. Além da paralisação, a Justiça determinou o pagamento de um salário mínimo por cada membro da aldeia e multa diária de R$ 100 mil reais.

O fechamento do projeto Onça Puma neste momento representaria um impacto gigantesco na economia de Ourilândia do Norte e região, haja vista que com a instala
Empreendimento Onça Puma da Vale
ção do projeto ouve um inchaço populacional.

Além do comércio, a prefeitura seria muito prejudicada, pois deixaria de arrecadar o ISSQN das empresas prestadoras de serviços para o funcionamento da mina e usina.

O prefeito Romildo Veloso, de Ourilândia do Norte, desde o momento em que saiu a primeira decisão da justiça mandando parar os serviços na mina, tem se movimentado para reverter a situação. “Não vemos verdades nas alegações feitas para impedir o funcionamento da mineradora”, disse Veloso.
Paulo Carrion / da redação
Deixe Aqui Seu Comentario

Nome :

Email :

Captcha

Comentario :

Aviso Importante: Os comentários publicados não refletem a opinião deste site. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade dos seus autores. Não serão publicados comentários totalmente em letras maiúsculas (caixa alta). O site reserva-se o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional também serão excluídos.

sites / blogs