Direitos & Deveres | 02/06/2017
Mais da metade dos veículos no Pará estão com IPVA atrasado
Os dados são do Departamento de Trânsito (Detran). O Pará lidera o ranking de veículos inadimplentes no país.
Departamento de Trânsito (Detran) realizou uma pesquisa e constatou que o Pará é o estado que lideram o ranking de inadimplência no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) no Brasil.
De acordo com o levantamento, mais de 50% da frota de 1 milhão e 800 mil veículos registrados no estado estão com o IPVA atrasado. Em Belém, no número de inadimplência também é alto. Dos 400 mil veículos registrados na cidade, 40% deles estão com o licenciamento atrasado.
“Aquele motorista que for flagrado por um órgão de trânsito transitando com o licenciamento atrasado, ele terá o seu veículo guinchado, ele perde a posse de maneira precária e provisória, vai ao depósito, tem uma multa de R$ 293, sete pontos na carteira e chegando ao depósito ele só sairá (como carro) pagando todos os débitos lá pendentes" alertou Walter Aragão, Coordenador de planejamento do Detran no Pará.
Segundo o advogado Márcio Figueira, o não pagamento do IPVA acarreta na redução da arrecadação do estado, diminuindo a receita e o investimento e várias áreas importantes da administração pública.
"A partir do momento que esse dinheiro entra no cofre público deve retornar à população como investimentos em infraestrutura, estradas, portos, aeroportos, em saúde, em educação", citou Márcio Figueira.
De acordo com o Detran, são vários os motivos para essas estatísticas ruins, entre eles a atual situação econômica do país. Para isso, o órgão disponibiliza a possibilidade do parcelamento do débito do condutor com o Departamento.
"Nós estamos ampliando a rede de atendimento para tornar mais próximo o serviço do Detran para que as pessoas possam através da internet ou de até um atendimento presencial ter mais comodidade e quando buscar o Detran, existe a possibilidade, estudando caso a caso, dependendo do valor que a pessoa tenha e de quando é esse débito, o Detran inclusive faz o parcelamento dos débitos". Explicou Walter Aragão.

Deixe Aqui Seu Comentario

Nome :

Email :

Captcha

Comentario :

Aviso Importante: Os comentários publicados não refletem a opinião deste site. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade dos seus autores. Não serão publicados comentários totalmente em letras maiúsculas (caixa alta). O site reserva-se o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional também serão excluídos.

sites / blogs