Política | 18/05/2017
Presidente da Alepa e deputados aprovam emendas e apoiam municípios e Estado na luta contra a crise
Marcio Miranda: "O parlamento do Pará não faltou ao cidadão do Pará. aprovamos todas as leis que geraram mais de um bilhão de reais."
O presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Márcio Miranda - acompanhado dos deputados estaduais João Chamon, Eliel Faustino, Coronel Neil, Thiago Araújo e Hilton Aguiar - participou na última segunda-feira (15) da I Marcha a Belém em defesa aos municípios paraenses, realizada pela Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep) no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia.
Os presidentes das associações e consórcios apresentaram as principais demandas federais e estaduais aos parlamentares presentes. A maior parte delas está relacionada a investimentos nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. “Viemos aqui hipotecar apoio a estas reivindicações, para ouvi-las atentamente. Entendemos que nesse momento de crise, a melhor forma é o diálogo, é a união, é juntar as nossas dificuldades e tentar racionalizar o uso dos recursos públicos pra que a gente possa atravessar este momento de crise da vida nacional, estadual e municipal. Não nos perdemos em politicagem, tivemos embates sérios e importantes, mas votamos e aprovamos todas as matérias de interesse do Governo do Estado, contribuímos para criar um ambiente para o Governo fazer o enfrentamento à crise. O Parlamento do Pará não faltou ao cidadão do Pará. Aprovamos todas as leis que geraram mais de um bilhão de reais de receita para o Estado e dentro dessa arrecadação, 25% foram repassados às prefeituras. O que está ruim poderia ser pior se o Parlamento não tivesse agido com responsabilidade”, destacou o chefe do Parlamento do Pará, Márcio Miranda.
Os 41 deputados debateram e concordaram em levar uma proposta aos prefeitos na tentativa de solucionar as principais demandas de cada região. “Nós queremos propor às entidades que tirem um programa, um projeto que seja comum às regiões para que juntos possamos ver quanto vai dar essa conta - claro que isso tem que ser feito com bom senso. A ideia é selecionar as pautas mais importantes em cada região, somar e levar ao governador para que ele envie ao Parlamento um pedido de empréstimo para que isso seja feito. Vamos convidar a bancada federal pra unir forças”, destacou o presidente da Alepa.
Após o encerramento do evento, o governador do Pará, Simão Jatene, recebeu os prefeitos no Palácio do Governo após articulação dos parlamentares. O grupo entregou a pauta municipalista a Jatene na presença de diversos secretários. “Durante a I Marcha foi colocada uma pauta estadual e nada mais justo do que tratá-la com o chefe do Executivo. É fundamental que Parlamento, Governo e Prefeituras possam trabalhar em conjunto, junto ao Governo Federal. Claro que isso demanda tempo, mas temos que agir fortemente nesse propósito de melhorias”, disse Márcio Miranda.
Um novo encontro será realizado entre o Poder Executivo Estadual e os gestores municipais no próximo dia 25 no Palácio do Governo.
I MARCHA A BELÉM - Pela primeira vez, a Famep, em parceria com as associações e consórcios regionais, promoveu a marcha a Belém nos moldes da Marcha a Brasília em defesa dos municípios, que há vinte anos é organizada pela Confederação Nacional dos Municípios.
(Andreza Batalha)
Deixe Aqui Seu Comentario

Nome :

Email :

Captcha

Comentario :

Aviso Importante: Os comentários publicados não refletem a opinião deste site. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade dos seus autores. Não serão publicados comentários totalmente em letras maiúsculas (caixa alta). O site reserva-se o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional também serão excluídos.

sites / blogs