Política | 27/04/2017
Santana do Araguaia Controladoria geral do município apresentou Plano Plurianual
A equipe de governo esclareceu dúvidas e prometeu se esforçar para que os dados sejam entregues o mais rápido possível
A Controladoria Geral do Município (CGM), apresentou aos secretários, prefeito e equipe de governo instruções para o Projeto de Elaboração do PPA 2018/2021.
É responsabilidade dos gestores que apresentem dados de suas respectivas pastas para que então se iniciem a modelagem, desenho e automação do processo de elaboração do PPA.
PPA é o Plano Plurianual que serve para nortear Estado e sociedade no sentido de viabilizar os objetivos do governo nos atendimentos as demandas sociais e que tem vigência a partir do segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte.
Vale ressaltar que o PPA municipal parte necessariamente de conhecer e diagnosticar a realidade do município, além de se conectar com o PPA Federal e do Governo do Estado. Para isso, no caso do PPA Municipal, é necessário realizar uma primeira etapa nomeada “Dimensão Estratégica”, que consiste em: Definir uma visão de futuro sobre a cidade e seu território; Explicar a realidade selecionando problemas de alto valor; Integrar o Planejamento da cidade ao das esferas estadual e federal; Desenhar os instrumentos e o papel da participação social no planejamento.
Após essa etapa é preciso definir os programas e projetos do plano. É nessa fase que se decide quais demandas em pauta na cidade serão atendidas e quais políticas públicas sairão do papel e serão implementadas. Por conta disso, é nessa etapa que o processo orçamentário do planejamento é realizado.
Na terceira parte do PPA Municipal acontece a definição do sistema de gestão e monitoramento do plano. É neste momento que teremos: A Definição do sistema de monitoramento e avaliação do Planejamento; A definição do sistema de gestão e planejamento.
É importante ressaltar que estas três etapas – dimensão estratégica, desenho de programas e sistema de gestão – são meramente ilustrativas. Em cada município, a equipe de planejamento deve ter a sensibilidade para fazer as adaptações necessárias.
Todas essas e outras informações passadas para os presentes na reunião, foram trazidas pelo Controlador Interno, Rodrigo Câmara e o contador e mestrando em Contabilidade Pública, Everton Andrade.
A equipe de governo esclareceu dúvidas e prometeu se esforçar para que os dados sejam entregues o mais rápido possível para a então realização do Projeto de Elaboração do PPA 2018/2021.

(Karinny Sousa)
Deixe Aqui Seu Comentario

Nome :

Email :

Captcha

Comentario :

Aviso Importante: Os comentários publicados não refletem a opinião deste site. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade dos seus autores. Não serão publicados comentários totalmente em letras maiúsculas (caixa alta). O site reserva-se o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional também serão excluídos.

sites / blogs