Acontecimento | 20/04/2017
Quatro mil índios se reuniram para a Semana dos Povos Indígenas no sul Pará
Ao todo indígenas de 10 etnias participaram do evento
Cerca de 4 mil índios participaram da Semana dos Povos Indígenas em São Félix do Xingu, no sul do Pará. O evento começou no sábado (15) e terminou na quarta-feira (19), data em que foi celebrado o Dia do Índio. “O objetivo da semana foi resgatar a identidade dos povos indígenas da Amazônia, discutindo políticas públicas e o desenvolvimento dessas sociedades que resistem e lutam pelo fortalecimento e continuidade de seus costumes”, informou o governo do Pará, realizador das atividades.
Ao todo, indígenas de 10 etnias - Caiapó, Tembé, Gavião, Waiwai, Kuxuyana, Xikrin, Guajajara, Parakanã, Surui e Munduruku – participaram de atividades culturais, sociais e esportivas. As competições esportivas englobam arco e flecha, provas de atletismo e futsal, entre outras.
Segundo o governo do Pará, a presença dos povos tradicionais nestas terras é datada de mais de 9,5 mil anos.
Hoje, 75% da população de pouco mais de 120 mil habitantes do município de São Félix do Xingu é indígena.
(Da redação)
Deixe Aqui Seu Comentario

Nome :

Email :

Captcha

Comentario :

Aviso Importante: Os comentários publicados não refletem a opinião deste site. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade dos seus autores. Não serão publicados comentários totalmente em letras maiúsculas (caixa alta). O site reserva-se o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional também serão excluídos.

sites / blogs