Política | 20/04/2017
Prefeitura de Pau D’Arco investe na capacitação de agentes de endemias
Secretário Domingos Guedes com os agentes de Endemias
Iniciou na última segunda-feira (17), o curso de capacitação de agentes de controle de endemias que atuam no município de Pau D’Arco. O objetivo do treinamento, que terá a duração de oito dias é habilitar os profissionais de saúde a realizarem o controle químico do mosquito transmissor da leishmaniose visceral, popularmente conhecida por Calazar, que atinge animais e humanos.
O curso está sendo ministrado por uma equipe do Departamento de Controle de Doenças de Vetores, da Secretaria Estadual de Saúde do Pará (SESPA), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Pau D’Aarco e a 12ª Regional de Saúde, com sede em Conceição do Araguaia. “A capacitação está sendo realizada em Pau D´Arco, devido o município ter registrado a presença do mosquito e o surgimento de casos da doença em humanos”, informou o técnico Edimar Pereira da Silva.
O treinamento atende a solicitação do prefeito Fredson Pereira, que com a capacitação dos agentes, vai fazer uma ação de controle e combate ao mosquito. “Estamos capacitando os nossos agentes de endemias, para podermos fazer o trabalho contínuo de combate ao Calazar. Nos anos anteriores, esse trabalho não foi feito e o município hoje sofre com casos da doença, mas com esse treinamento com certeza vamos erradicar essa doença do meio de nossa população”, disse Fredson.
De acordo com o coordenador estadual da Unidade de Borrifação Vetorial (UBV) da Sespa, Argemiro Coelho, o treinamento habilita os agentes a trabalhar em ações de combate às doenças chikungunya e zika vírus, caso elas venham ocorrer no município.
O técnico da Sespa, Lauro Pantoja, frisou que além do controle químico e capacitação dos agentes, é importante a participação da população, realizando a limpeza de seus quintais, poda das árvores, evitando o lixo orgânico nos quintais e outros cuidados.
O secretário municipal de Saúde, Domingos Guedes, acompanhou a capacitação dando todo apoio necessário à equipe técnica e participantes do treinamento.

(Dinho Santos)
Deixe Aqui Seu Comentario

Nome :

Email :

Captcha

Comentario :

Aviso Importante: Os comentários publicados não refletem a opinião deste site. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade dos seus autores. Não serão publicados comentários totalmente em letras maiúsculas (caixa alta). O site reserva-se o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional também serão excluídos.

sites / blogs