Acontecimento | 17/04/2017
São Félix do Xingu sedia programação da Semana dos Povos Indígenas
O município de São Félix do Xingu, no sul do Pará, sediou no domingo (16) a programação da Semana dos Povos Indígenas. Durante o evento foram realizadas competições esportivas, como atletismo masculino, jogos e futsal feminino e provas de arco e flecha.

Representantes das aldeias também tiveram acesso a serviços gratuitos de cidadania e saúde e participam com atividades culturais, exposição de artesanato e pinturas corporais.

"Nosso direito ainda existe. Os parlamentares nos colocam como se todos fôssemos iguais. Não é isso. O indígena continua sendo indígena com toda sua identidade e culturas próprias. E a presença da nossa cultura aqui na Semana dos Povos Indígenas é uma prova disso”, comentou Amaury Kayapó da aldeia Ngômejti, coordenador indígena pela Associação Floresta Protegida (AFP).

A AFP é uma organização indígena sem fins lucrativos que representa atualmente 17 comunidades, reunindo cerca de três mil indígenas, do povo Mbêngôkre/Kayapó localizadas no sul e sudeste do estado do Pará. Treze aldeias estão localizadas na Terra Indígena Kayapó (Apêjti, Àukre, Kndjêrêkrã, Kôkrajmôrô, Krmajti, Kubnkrãkêj, Môjkàràkô, Ngômejti, Pykarãrãkre, Pykatô, Pykatum, Rikaro e Tepdjati), duas estão localizadas na Terra Indígena Mkrãgnoti (Kawatire e Kndjam) e duas na Terra Indígena Las Casas (Tekrejarôtire e Kaprãnkrere).
Deixe Aqui Seu Comentario

Nome :

Email :

Captcha

Comentario :

Aviso Importante: Os comentários publicados não refletem a opinião deste site. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade dos seus autores. Não serão publicados comentários totalmente em letras maiúsculas (caixa alta). O site reserva-se o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional também serão excluídos.

sites / blogs