Atualidade | 30/03/2017
Restrição ao comércio da carne impacta municípios da região de integração da AMATCarajás
Após a divulgação da operação Carne Fraca, pela Polícia Federal, que provocou restrições ao comércio de carne, os impactos começam a atingir municípios do Estado do Pará. Frigoríficos instalados nos municípios de Redenção, Santana do Araguaia, Tucumã, Rio Maria e Xinguara, todos membros da AMAT, foram interditados pelo IBAMA através da operação denominada Carne Fria.
As restrições à carne brasileira no mercado exterior devem abalar a economia do Estado e dos municípios desta região, pois o volume de exportações da carne representa um valor considerável na balança comercial do Estado. Dados da Fapespa, divulgados recentemente através do Boletim do Comércio Exterior de 2016, mostram que no último ano a exportação de carne de bovinos totalizou US$ 222.748 milhões. O município de Marabá se destacou com a exportação de US$ 50.335 milhões em carne bovina congelada.
A operação do IBAMA na região sul do Pará, continuará nos próximos dias e preocupam os prefeitos da região, que estão se articulando através de reuniões com representantes do Governo Estadual e parlamentares paraenses para debater formas de amenizar os impactos e garantir a cadeia produtiva.
Ao tomar conhecimento da situação, o presidente da AmatCarajás, Pedro Paranás, prefeito de São Domingos do Araguaia, se colocou a disposição dos prefeitos dos municípios afetados diretamente, para atuar da forma que for necessária na busca de solução para este problema, que, conforme destaca, não atinge somente os municípios que possuem frigoríficos, mas também os municípios que tem na pecuária a base de sua economia.
A CNM emitiu alerta aos gestores municipais sobre os impactos da operação nas cadeias produtivas locais, e orientou que busquem mercados alternativos visando reduzir os impactos. A AMATCarajás destaca a necessidade de que os municípios atingidos pela operação do Ibama, regularizem a documentação junto aos órgãos competentes o mais breve possível.
(Alíccia Ferreira)
Deixe Aqui Seu Comentario

Nome :

Email :

Captcha

Comentario :

Aviso Importante: Os comentários publicados não refletem a opinião deste site. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade dos seus autores. Não serão publicados comentários totalmente em letras maiúsculas (caixa alta). O site reserva-se o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional também serão excluídos.

sites / blogs