Saúde | 09/02/2017
Pau D´Arco-PA: Prefeitura realiza mutirão contra Aedes aegypti
Grupo de servidores da prefeitura que participaram do mutirão
A Prefeitura de Pau D´Arco, no sul do Pará, realizou o primeiro mutirão de 2017 para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, e o mosquito-palha, transmissor do Calazar.
A operação intitulada de “Cidade Limpa, mosquito morto”, reuniu funcionários de diversas secretarias municipais, que acompanhados do prefeito Fredson Pereira e do secretário de Saúde, Domingos Guedes, percorreram várias ruas vistoriando casas e lotes vagos.
Foram recolhidos 12 caminhões de lixo, contendo garrafas, tampinhas, pneus velhos, sacos plásticos e outros
O prefeito Fredson participou do mutirão e ajudou a recolher o lixo das ruas
recipientes que acumulavam água e serviam de criadouro para o mosquito. “O objetivo é alertar a população sobre a prevenção e eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, por isso essas ações serão realizadas periodicamente”, afirmou o prefeito Fredson.
De acordo com Fredson, assim que assumiu a prefeitura, ele solicitou uma ação do 12º Centro Regional de Saúde, para fazer um levantamento sobre os índices de dengue e calazar no município, pois existia a suspeita da existência de focos das duas doenças. Segundo o prefeito, o programa desenvolvido pela Regional de Saúde,
Foram recolhidos 12 caminhões de lixo, contendo garrafas e outros recipientes que acumulam água
revelou que o índice de foco de dengue estava em 7%, onde o normal é de 1%. “De 29 amostras de sangue de cães recolhidos pelos agentes de endemias, 21 revelaram que os animais estavam infectados pelo Calazar”, disse.
Além da coleta de lixo, o grupo também entregou panfletos com orientações quanto à limpeza e prevenção para evitar a proliferação do mosquito.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO: Evitar a água parada, que os mosquitos usam para se reproduzir, é a principal medida. Em casa, é preciso eliminar a água em vasos, garrafas, pneus e outros objetos que possam acumular líquido.
(Paulo Carrion)
Deixe Aqui Seu Comentario

Nome :

Email :

Captcha

Comentario :

Aviso Importante: Os comentários publicados não refletem a opinião deste site. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade dos seus autores. Não serão publicados comentários totalmente em letras maiúsculas (caixa alta). O site reserva-se o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional também serão excluídos.

sites / blogs