Atualidade | 20/06/2019
Alunos do curso de Eventos do IFPA visitam a terra indígena Las Casas
Estudantes interagiram com os indígenas durante a visitação na comunidade.
Uma turma de alunos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Conceição do Araguaia, realizou visita técnica a Terra Indígena Tekrejarôtire, conhecida como Las Casas, no Município de Pau D`arco, sul do Pará. Durante o roteiro pela aldeia professores indígenas e não indígenas apresentaram a escola, o método pedagógico e o material utilizado, como a gramática da língua kayapó.
Os estudantes e professores visitaram o interior de algumas casas, conheceram o processo de extração do óleo do coco babaçu, a organização interna dos grupos familiares, a pintura corporal, acessórios rituais e um pouco mais da rotina dos indígenas. Eles conheceram a casa do guerreiro, local onde os homens discutem e deliberam alguns assuntos importantes para toda a comunidade. Os indígenas também apresentaram uma dança que eles chamaram de tradição.
Na última aldeia visitada, chamada de Ronekôre, os alunos puderam conhecer e ouvir as histórias contadas por Maria Eugênia, indígena criada e educada pelas irmãs dominicanas no Colégio Santa Rosa de Conceição do Araguaia. A turma foi convidada para participar da festa de aniversário da aldeia que ocorrerá entre os dias 6 e 8 de setembro deste ano. Os visitantes foram guiados pelo padre Pascoal, da Pastoral Indigenista de Redenção
Conhecer o cotidiano in loco de um povo indígena, foi proposta da professora Conceição Sodré, que ministra a disciplina de História. Ela desenvolve o projeto de ensino denominado “Populações indígenas brasileiras no contexto escolar: outro paradigma discursivo é possível”. O resultado da ação pedagógica será a elaboração e divulgação da 1ª edição do jornal “Guardião do tempo”, no qual as informações coletadas no decorrer do projeto serão divulgadas para toda a comunidade acadêmica.
Delmiro Silva
Deixe Aqui Seu Comentario

Nome :

Email :

Captcha

Comentario :

Aviso Importante: Os comentários publicados não refletem a opinião deste site. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade dos seus autores. Não serão publicados comentários totalmente em letras maiúsculas (caixa alta). O site reserva-se o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional também serão excluídos.

sites / blogs