Acontecimento | 17/05/2019
CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA: Levantamento revela redução dos índices de violência sexual contra crianças
Não é só de glamour das noivas ou de café da manhã com as mães que se vive maio. O mês também á nacionalmente dedicado ao combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, uma questão de saúde pública e de violação dos direitos humanos. A proposta é, além de prevenir, cada vez mais lidar de forma mais eficaz com o problema da violência sexual, que causa danos muitas vezes irreparáveis, especialmente em crianças e adolescentes.
Segundo o Conselho Tutelar de Conceição do Araguaia, o município vem registrando redução nos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Em 2015 foram 78 casos; em 2016 foram 86; em 2017 foram 39; em 2018 foram registrados 15 e nos quatro primeiros meses desse ano seis casos confirmados e três sendo investigados. Esses números se referem aos casos confirmados com vítimas de ambos os sexos de zero e 17 anos.
Segundo a conselheira Sandra Medrado, o abuso é configurado quando há contato físico de qualquer espécie e geralmente é praticado por alguém muito próximo da vitima. “Raramente esses abusos são cometidos por alguém que não seja próximo da vítima. É preciso observar possíveis sinais, como por exemplo, se a criança tem mudanças bruscas de comportamento ou de humor, entre outros sinais”, disse a conselheira tutelar.
A conselheira Sandra acredita que a redução no registro de casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes pode ser resultado das ações do Conselho em parceria com outros órgãos. Nesta quinta-feira, 16, às 8h, haverá caminhada da campanha “Maio Laranja” no centro da cidade, com saída em frente à Secretaria de Assistência Social. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado em 18 de maio.
DENÚNCIAS: As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disk 100 ou para o Conselho Tutelar do município: 094 992133047
Delmiro Silva
Deixe Aqui Seu Comentario

Nome :

Email :

Captcha

Comentario :

Aviso Importante: Os comentários publicados não refletem a opinião deste site. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade dos seus autores. Não serão publicados comentários totalmente em letras maiúsculas (caixa alta). O site reserva-se o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional também serão excluídos.

sites / blogs