Acontecimento | 14/03/2019
Noticiando, política, sociedade & poder
SÃO FÉLIX DO XINGU-I
EDUCAÇÃO
Durante sessão realizada na última terça-feira (12) na Câmara Municipal de São Félix do Xingu, Sílvio Sem Terra (PDT), que faz parte da base da prefeita Minervina Barros, se manifestou de forma dramática para falar da situação em que se encontra a educação da zona rural do município. Segundo ele, mais de 60% dos alunos estão sem ter acesso às escolas por falta de transporte escolar. Com isso, os estudantes estão sendo prejudicados em relação ao ano letivo.

SÃO FÉLIX DO XINGU-II
EDUCAÇÃO
O vereador Sílvio Sem Terra disse ainda, que procurou a Secretaria Municipal de Educação para pedir providências em relação à falta de transporte escolar na zona rural. No entanto o parlamentar afirmou que lamentavelmente ouviu da repartição que a prioridade no momento é visitar todas as aldeias indígenas para organizar a Festa do Índio, e que somente depois a secretaria irá ver como fica o acesso dos alunos às escolas.

SÃO FELIX DO XINGI III
EDUCAÇÃO
Ainda na tribuna da Câmara Municipal, Sílvio Sem Terra falou que vai usar o seu prestígio como vereador de base de apoio da prefeita Minervina para encaminhar um ofício à Prefeitura de São Félix do Xingu, solicitando o cancelamento da Festa do Índio, prevista para acontecer no mês de abril. Segundo ele, devido à situação em que o município de encontra, principalmente no tocante à educação, não tem cabimento realizar tal evento. O vereador afirmou que os ônibus da Secretaria Municipal de Educação estão sucateados, com a manutenção a ser feita.

SÃO FÉLIX DO XINGU-IV
SAÚDE
O vereador Batista Abreu (PHS) apresentou durante sessão ordinária realizada pela Câmara de Vereadores, requerimento encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde e à Prefeitura de São Félix do Xingu, solicitando informações quanto à ampliação que está sendo feita no Hospital Municipal Orzeu Jonas Guida. Segundo o vereador, até o momento a prefeitura ainda não forneceu nenhuma informação sobre as obras que estão sendo realizadas na unidade de saúde. Batista Abreu quer ter acesso ao projeto e à licitação da obra.

SÃO FÉLIX DO XINGU-V
SAÚDE
Ainda segundo o vereador Batista Abreu, que é o presidente da Comissão de Saúde na Câmara Municipal, no último dia 14 de fevereiro encaminhou à Secretaria Municipal de Saúde um ofício solicitando informações a respeito das obras de ampliação do hospital municipal. No entanto, segundo ele, o titular da pasta não respondeu o seu ofício e por isso foi apresentado um requerimento o qual foi aprovado por unanimidade.

SÃO FÉLIX DO XINGU-VI
PARLAMENTO
De acordo com informações levantadas pela coluna, dos 15 vereadores que compõem a Câmara Municipal de São Félix do Xingu, quatro estão na base de apoio da prefeita Minervina e apenas um tem se mantido na oposição, se comprometendo em debater e encaminhar os problemas de interesse da comunidade, que é o vereador Batista Abreu (PHS). Durante a última sessão, de acordo com o comportamento dos vereadores que usaram tribuna da Câmara, percebeu-se que o vereador Sílvio Sem Terra está de malas prontas para deixar a base governista. Durante o seu pronunciamento, Sem Terra foi enfático em criticar a falta de apoio á educação na zona rural, também citando a situação em que se encontra as estradas vicinais do município e o estado críticos dos ônibus escolares.

SÃO FÉLIX DO XINGU-VII
ELEIÇÕES 2020
Segundo levantamento feito pela coluna, o município de São Félix do Xingu conta hoje com dois pré-candidatos em potencial que poderão disputar o Poder Executivo municipal em 2020. A primeira é a atual prefeita Minervina Barros (PDT), que embora esteja desgastada em algumas áreas, tem ainda os seus pontos de aceitação. O segundo é o ex-prefeito João Cleber (MDB), que como prefeito do município, entre 2013 e 2016 deixou o seu legado e aposta nos apoios que tem para enfrentar a atual prefeita que vem com a máquina.

IMPRENSA
POLÍTICA I
Muitos telespectadores de Redenção ainda estão sem entender o motivo do sinal da Rede TV estar sendo retransmitido simultaneamente pelos canais 19 e 26. A coluna apurou que o que houve foi que o ex-prefeito Jorge Paulo, o “JPC” deu uma rasteira na equipe do apresentador Divino Mário, que até então era a responsável em retransmitir o sinal da Rede TV pelo canal 19 em Redenção, e apoderou-se do mesmo canal. Segundo informações, JPC que também é o dono da TV Record em Redenção, agora irá operacionalizar a Rede TV no município.

IMPRENSA-II
POLÍTICA
Ao tomar para si a Rede TV, JPC mostra que sua estratégia é adquirir canais de televisão visando às eleições de 2020, quando deverá disputar a Prefeitura de Redenção. Vale lembrar que, em 2017, Jorge Paulo também conseguiu tirar do ex-prefeito Wagner Fontes o direito de retransmissão do sinal da TV Record em Redenção. Com isso, JPC agora terá sob o seu controle dois canais de televisão.

POLÍTICA
2020
O ex-prefeito Mário Moreira (PSDB) está de volta. Após alguns meses ausente de Redenção, fontes confidenciaram à coluna que Mário voltou com tudo – inclusive casado. O tucano já foi visto pelas ruas de Redenção e, por onde passa, tem falado que está disposto a continuar debatendo as questões de interesse de Redenção e de toda a região.

CONCEIÇÃO DO ARAGUAI
BRANCO
Segundo fontes da coluna, o ex-prefeito de Conceição do Araguaia, o médico Alberto Branco não pretende concorrer cargo eletivo nas próximas eleições, inclusive para a disputa para prefeito do município em 2020. Conforme pessoas próximas a ele, o mais provável é que Branco, que já ocupou o cargo de prefeito de Conceição do Araguaia em duas oportunidades, em consonância com a cúpula tucana, apoie alguma candidatura coligada com o partido, assim foi em 2016. Apesar de ter perdido as últimas três eleições que disputou para o executivo conceicionense, Branco ainda goza de muito prestígio político no município e região.
Deixe Aqui Seu Comentario

Nome :

Email :

Captcha

Comentario :

Aviso Importante: Os comentários publicados não refletem a opinião deste site. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade dos seus autores. Não serão publicados comentários totalmente em letras maiúsculas (caixa alta). O site reserva-se o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional também serão excluídos.

sites / blogs