Coisas da Política | 30/08/2018
Coisas da política por joão Carlos Rodrigues
AGENDA
Nesta sexta-feira (31), o candidato a governador pelo DEM, Márcio Miranda, cumpre agenda em Marabá. Segundo sua assessoria, Miranda terá uma reunião com a classe empresarial às 15 horas. À noite, participa de evento com lideranças na quadra da antiga escola A Fazendinha, na Folha 31.

POBRE PARÁ
Essa é de cair o queixo. O Pará está na iminência de perder bilhões de reais no processo de renovação do uso da Estrada de Ferro Carajás, mas somente o senador Flexa Ribeiro (PSDB) marcou presença na audiência pública sobre o assunto, na última segunda-feira (27), em Belém. A informação é do competente jornalista e apresentador Marcelo Bacana.

CARAS DE PAISAGEM
Apesar dos lindos discursos de que estão trabalhando pelo Pará, os outros dois senadores e os 17 deputados federais da bancada paraense no Congresso se mostram preocupados mesmo é com suas campanhas de reeleição. Os eleitores precisam analisar bem como vão votar no dia 7 de outubro.

CAMPANHA?
A 38 dias do primeiro turno da eleição 2018, a campanha está fria, quase gelada, em todos os municípios das regiões sul e sudeste do Pará. Um carro adesivado aqui, uma caminhada de gatos pingados ali, é tudo o que se vê, transcorridos quase 15 dias desde o início do período autorizado para a propaganda dos candidatos.

SILÊNCIO
Isso, a despeito do enorme número de postulantes às 41 cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) e às 17 vagas do Pará na Câmara Federal. Tudo indica que esta será a campanha mais silenciosa da história, pelo menos aqui na região sul do Estado.

CHEFE
A exemplo do que ocorreu em 2014, o ex-deputado e ex-prefeito de Tucuruí, Parsifal Pontes, será o principal coordenador da campanha de Helder Barbalho (MDB) ao governo do Estado. Pontes pediu licença da presidência da Companhia Docas do Pará (CDP), onde estava desde 2015 por indicação do próprio Helder.

QUEM É QUEM
Dos 675 candidatos a deputado estadual que pediram registro ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), quase 50 são das regiões sul e sudeste do Estado, sendo 18 deles de Marabá. Dos 140 candidatos a deputado federal, pelo menos 10 são de municípios sul-paraenses.

TEMPO
A Justiça Eleitoral divulgou a distribuição do tempo que cada candidato ao governo do Pará vai dispor no Horário Gratuito de Rádio e TV. Em cada um dos blocos diários, Cléber Rabelo (PSTU), terá 10 segundos; Fernando Carneiro (PSOL), 16 segundos; Paulo Rocha (PT), 1 minuto e 33 segundos; Márcio Miranda (DEM), 2 minutos e 54 segundos; e Helder Barbalho (MDB), 4 minutos e 4 segundos.

PARTICULAR - João Cléber
Em São Félix do Xingu, na PA-279, acontece uma disputa à parte dentro da eleição para deputado estadual, envolvendo os dois candidatos locais, o ex-prefeito João Cléber de Souza Torres (MDB) e o delegado e vereador licenciado Lenildo Mendes Sertão, o Caveira (PP). Os dois miram a eleição para a prefeitura, em 2020. E, claro, quem ficar atrás em 2018 pode sair enfraquecido para a sucessão municipal.
Deixe Aqui Seu Comentario

Nome :

Email :

Captcha

Comentario :

Aviso Importante: Os comentários publicados não refletem a opinião deste site. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade dos seus autores. Não serão publicados comentários totalmente em letras maiúsculas (caixa alta). O site reserva-se o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional também serão excluídos.

sites / blogs