Saúde | 24/05/2018
CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA: Hospital é referência em Traumato-Ortopedia
O diretor do HRCA, Wilson Branco, informou que já iniciou o processo de licitação para a implantação de 20 leitos de UTI, sendo dez neonatais e dez adultos
O Hospital Regional de Conceição do Araguaia (HRCA) é referência em Traumato-Ortopedia, tendo como destaque para a cirurgia corretiva do pé torto congênito e outras cirurgias ortopédicas como de tíbia, fêmur e cirurgia de quadril. Com 365 servidores, o HRCA tem gestão direta da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e atende usuários do SUS dos Estados do Pará e Tocantins.

Com 106 leitos e cerca de 400 internações mensais, o HRCA também realiza cirurgia geral e cirurgia otorrinolaringológica, urológica e ainda na área de Ginecologia e Obstetrícia, com aproximadamente 70 partos por mês entre normais e cesáreos. “Nas cirurgias gerais, conseguimos um avanço com cirurgias menos invasivas, já que são realizadas agora por meio de videolaparoscopia”, informou o diretor do HRCA, Wilson Branco.

Segundo ele, na área obstétrica também merecem destaque o trabalho voltado ao parto humanizado, o Projeto Doce Espera, Projeto Mama Neném a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCI).
O Hospital de Conceição do Araguaia também dispõe de ambulatório, onde oferece consultas médicas nas especialidades de clínica médica, ginecologia e obstetrícia, urologia, dermatologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, ortopedia/traumatologia e cardiologia.

E para dar suporte ao ambulatório e setor de internação, o HRCA também dispõe de um serviço de apoio diagnóstico com raios-X, ultrassonografia (mama, obstétrica, pélvica, transvaginal, abdome superior e inferior, aparelho urinário e abdome total, tireoide, próstata, rins); doppler colposcopia, eletrocardiograma, teste ergométrico, mapa, videonasofibroscopia, holter, endoscopia e colonoscopia.

O hospital dispõe, ainda, de um laboratório de análises clínicas, que realiza cerca de seis mil exames por mês e serviços na área biopsicossocial, com fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e serviço social. “Todos os nossos pacientes, quando necessário, são acompanhados por assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, psiquiatras e fonoaudiólogos”, acrescentou Branco.

Além de tudo isso, o HRCA funciona como hospital de urgência e emergência, que já superou a marca dos três mil atendimentos mensais. Apesar de haver regulação no encaminhamento de pacientes na região, a maioria dos atendimentos é de demanda espontânea não só de pacientes dos municípios paraenses como também do estado do Tocantins, que faz divisa com o Pará. “E aí é uma luta atender a Tocantins e aos 15 municípios do Sul do Pará, abrangendo aproximadamente 700 mil habitantes, sendo 100 mil só de Tocantins”, ressaltou o gestor do HRCA.

Conceição do Araguaia não tem hospital municipal, nem serviço de urgência e emergência e nem ao menos uma UPA, fazendo com que toda a demanda convirja para o Hospital Regional. Apesar da demanda elevada, a unidade desenvolve um bom trabalho na região do Araguaia.
Roberta Vilanova
Deixe Aqui Seu Comentario

Nome :

Email :

Captcha

Comentario :

Aviso Importante: Os comentários publicados não refletem a opinião deste site. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade dos seus autores. Não serão publicados comentários totalmente em letras maiúsculas (caixa alta). O site reserva-se o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional também serão excluídos.

sites / blogs