| 06/11/2015
Câncer de Próstata: Tire suas dúvidas sobre essa doença!
1-Quais são os exames para detectar a doença? A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, complementares para o diagnóstico, com periodicidade anual.
2-Por que não posso só fazer o exame de sangue? Porque cerca de 10 a 20% dos casos não são detectados pela dosagem de PSA no sangue. O exame de toque e o PSA são complementares.
3-Quais são os fatores de risco para o câncer de próstata? Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos); Histórico familiar; Raça (maior incidência entre os negros); Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos; Sedentarismo; Obesidade
4-É possível prevenir? Evitar a doença, não. Mas é possível diagnosticá-la precocemente, quando as chances de cura são de cerca de 90%.
5- Quais são os sintomas? Na fase inicial, quando as chances de cura são maiores, não há qualquer sintoma. Por isso a importância dos exames. Na fase avançada, quando a cura é mais difícil, o paciente pode sentir: vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda do estado geral, insuficiência renal, dores fortes.
6- Quais são as opções de tratamento? De acordo com a fase do tumor e as características do paciente, o médico poderá definir quais as melhores formas de tratamento. Nos estágios iniciais da doença (tumores localizados e localmente avançados) a prostatectomia radical é o tratamento padrão. Consiste em uma cirurgia para retirada da próstata e apresenta altos índices de cura.
Veja Colunas Anteriores
A importância da amamentação para a mamãe e o bebê
O rosto também precisa de exercícios
Fique por dentro! Chiclete sem açúcar ajuda a manter a saúde bucal
Dicas mais Saúde: 7 motivos para beber água diariamente
Dormindo em pé? Veja 8 motivos que estão te deixando muito cansado!
Caxumba pode causar Infertilidade no homem
Você sabia que sorrir previne doenças?
Sete técnicas para relaxar em 60 segundos: Alongamento e leitura ajudam a aliviar as tensões
Cuidado! Anorexia, uma doença que atinge muitas mulheres
Alzheimer: doença ligada ao envelhecimento afeta a memória recente
« voltar
sites / blogs