| 17/09/2015
Sete técnicas para relaxar em 60 segundos: Alongamento e leitura ajudam a aliviar as tensões
1- Faça contagem regressiva olhando para cima: Olhar para cima estimula sistema nervoso, o que ajuda a reduzir a pressão arterial e diminui o ritmo da respiração, causando a sensação de relaxamento. Mesmo que seja bastante simples, essa técnica ajuda a relaxar, já que aumenta a concentração em uma tarefa e tira a atenção do que está causando ansiedade.
2- Anote as preocupações em um caderno: Esse método aumenta a concentração, evita distrações e avisa o cérebro que é preciso desacelerar. De acordo com os psicólogos, fazer essa atividade remete ao cérebro que as preocupações estão guardadas e não devem ser resolvidas naquele momento, reduzindo a ansiedade.
3-Controle a respiração por um minuto: Algumas técnicas simples de respiração ajudam a controlar o ritmo cardíaco, diminuindo a sensação de ansiedade. A psicóloga Giovanna Tessaro explica que "Basta inspirar profundamente com o nariz e segurar o ar por alguns segundos, repetindo esse processo várias vezes".
4-Relaxe os músculos: Outra manifestação física da ansiedade é a contração involuntária dos músculos, que causam tensão e muito desconforto. Os músculos que mais sofrem com o estresse são os do pescoço, costas e pernas. Para desfazer os nós dessas regiões, é importante fazer pequenas seções de alongamento. Aposte em movimentos circulares, realizados lentamente, com o pescoço, pulsos e tornozelos, para aliviar as tensões da musculatura.
5-Leia um gibi: O hábito da leitura leve, como a de um gibi, é uma boa saída para relaxar em momentos de tensão. Ler uma revista ou notícias curtas de um jornal também ajuda a evitar pensamentos que trazem angústia.
6-Carregue o lanche certo: Nos momentos de ansiedade, a mastigação ajuda a relaxar alguns músculos do pescoço. No entanto, escolher o lanche certo é essencial para afastar a ansiedade e o estresse, prefira alimentos fáceis de transportar e que melhoram o funcionamento do sistema nervoso, por exemplo, castanha e laranja.
7-Bolinha de tênis: Caso esteja em casa, coloque a bolinha de tênis entre as suas costas e uma parede. Inicie a massagem nos pontos em que a tensão é maior. Depois, passe a massagear o ombro e toda a região próxima do pescoço, para relaxar os músculos dessa área.
(www.minhavida.com.br)
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