| 23/02/2017
NOTICIANDO 609
POLÊMICA
A formação das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Redenção não agradou o executivo. O prefeito Carlo Iavé se reuniu com dez vereadores para viabilizar a estrutura das comissões e tentou impor que os parlamentares não colocassem os vereadores Wagner Fontes (PTB) e José Cláudio (PRP) para assumir nenhum das mesas da Câmara. Porém o tiro saiu pela culatra, pois a formação ficou bem diferente do almejado pelo prefeito. O vereador Wagner Fontes ficou em duas das comissões mais importantes, ele é relator da Justiça e Redação Final e presidente da Comissão de Finanças e Orçamento.

NÃO CAI
Na mesma reunião, os vereadores pediram ao prefeito Iavé a demissão da secretária de Obras Maria Christina, pois ela se negava atender as solicitações dos edis e estava bloqueando alguns serviços. Esse pedido gerou revolta no prefeito, que com deboche perguntou aos vereadores quem eles queriam que substituísse a secretária de Obras, se queria que voltasse Elvio Massutti ou Scalabrim. Os vereadores citaram que o Scalabrim fez um ótimo trabalho à frente da secretaria e em resposta o prefeito se alterou e xingou o antigo secretário de obras Scalabrim.

NEPOTISMO
Na primeira sessão da Câmara Municipal de Redenção, o vereador Monsef Filho (PMDB), que faz parte da base governista, fez uma recomendação para acabar com o nepotismo no município. Diante da situação, o veterano vereador João Lúcio (PP), que era oposição na época da campanha, tentou ludibriar o vereador Monsef e fazê-lo desistir da recomendação, mas o novo edil mostrou que está firme em suas ideologias políticas.


INDIGNAÇÃO
Quem também expressou indignação com a administração de Redenção foi o advogado Ricardo Queiroz. No final da primeira sessão legislativa da Câmara a tribuna foi aberta ao público para se manifestar. O advogado fez uso da palavra com uma nota de repúdio para as atitudes que alguns servidores públicos vêm tomando no comércio de Redenção. Ricardo reclamou do abuso que a equipe de fiscalização de licença vem tomando ultimamente. Ele afirmou que passou uma situação constrangedora que envolveu até a polícia.

EMBATE
A disputa pela nova diretoria da Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás (AMATCarajás) representou, em verdade, mais um embate entre o governador Simão Jatene e a família Barbalho. Duas candidaturas disputavam a presidência da entidade.

EMBATE II
De um lado, o prefeito de São Domingos do Araguaia, Pedro Paraná (PPS), que recebia as bênçãos do governo estadual e outro, o prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Martins (PMDB), apadrinhado do senador Jader Barbalho e do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, filho do senador. Mais uma vez, Jatene levou a melhor. Pedro Paraná elegeu-se com 21 votos favoráveis.

AEROPORTO
Os trâmites para a ampliação do aeroporto de Redenção está a todo vapor. Após o projeto que ainda está em fase de aprovação ser concluído, será definido o valor exato a ser aplicado na obra. O vereador Paulo CDE está organizando os processos e disse que não tem previsão ainda de quando o dinheiro será liberado, pois o município terá que fazer algumas adaptações para liberar a verba, dentre elas a retirada do lixão que fica próximo ao aeroporto. Também será criada nos próximos dias uma comissão interna da câmara composta por três vereadores para fiscalizar todo o processo de ampliação, desde a adequação do município até a finalização das obras.

AEROPORTO II
A empresa aérea Piquiatuba que iniciou sua atuação na região com voos de Belém para Redenção com escola em Marabá, com aeronave de 30 lugares, depois por ausência de passageiros mudou para uma aeronave de 9 lugares voltará a operar com aeronave Brasília, de 30 lugares.Na quarta-feira (22) dois executivos da empresa estiveram em Redenção para lançar a campanha promocional e anunciar que os voos irão ocorrer às segundas-feiras e às quintas-feiras. Rosemiro Sousa (diretor comercial) e Cristian Monteiro (Diretor Publicitário) informaram que a empresa lança a promoção em voos de ida e volta de Belém para Redenção paga uma passagem em preço real e a outra por apenas R$ 1,00. (um real).

EMENDAS
No próximo dia 6 de março será aberto o prazo para que os deputados encaminhem ao Governo as propostas de emendas parlamentares do orçamento impositivo de 2017. Cada deputado tem uma cota de cerca de R$ 1 milhão em emendas, para solicitar obras, serviços e aquisição de equipamentos para atender as demandas que eles recebem de todo o estado.

ALERTA
O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), conselheiro Daniel Lavareda, alerta a população da necessidade de exercer o controle social junto às gestões municipais desde o início do mandato, principalmente no que tange às contratações sem licitação. Lavareda ressalta dois aspectos importantes sobre esse tema, que são o acompanhamento online da população dos processos licitatórios e a decretação de estado de emergência e calamidade administrativa.

ALERTA II
No primeiro caso, a população pode acessar o site do Tribunal através da página www.tcm.pa.gov.br e buscar a informação através da seção Mural de Licitações. Neste espaço virtual, estão disponíveis dados dos processos licitatórios informados pelos próprios municípios sobre as mais diferentes contratações neste segmento. A pesquisa pode ser feita refinada por município, órgão, número de edital e outras formas de busca.


AGRONEGÓCIO
No último sábado (18), o setor produtivo da região esteve reunido em Xinguara em mais uma tentativa de melhorar o preço do boi verde de alta qualidade. Lá ficou sabendo que, atendendo a lobby dos frigoríficos, o governo aumentou o ICMS sobre o boi vivo para 7%. Com isso, o produtor paraense fica cada vez mais nas mãos da poderosa indústria frigorífica.






Veja Colunas Anteriores
627

NOTICIANDO 616
NOTICIANDO 214
NOTICIANDO 612
NOTICIANDO 607
NOTICIANDO 606
NOTICIANDO 604
NOTICIANDO 670
NOTICIANDO 569
« voltar
sites / blogs