| 06/05/2016
NOTICIANDO 569
AFASTADO
A Justiça do Pará determinou o afastamento do prefeito de Marabá, João Salame Neto (PP), do cargo. Ele é investigado por improbidade administrativa e fica fora da prefeitura por 180 dias. A decisão foi do juiz César Leandro Pinto Machado, da 4ª Vara Cível e Empresarial. Segundo a Justiça, ele deve mais de R$ 14 milhões para o Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Marabá.

AFASTADO II
Outros quatro secretários municipais também foram afastados. A Prefeitura de Marabá informou que só vai se pronunciar depois de ser notificada oficialmente sobre o caso. No último mês de fevereiro, Salame teve os bens bloqueados pela Justiça por irregularidades no pagamento de um servidor que teria sido cedido pelo Governo do Estado.

MANDATO SOB RISCO
O vereador Aurélio Milhomem (SD), preso desde o último dia 13 acusado de extorsão, poderá perder o mandato na sessão ordinária da próxima segunda-feira (9), a partir das 16h, na Câmara Municipal de Conceição do Araguaia. Se não comparecer a assembleia, ele completará cinco faltas consecutivas, conforme prevê o artigo 249 do Regimento Interno da Casa, com essa quantidade de faltas seguidas o vereador perde automaticamente o mandato. Se Aurélio for afastado, o primeiro suplente da coligação, Wbiramar Basílio será convocado para assumir a cadeira.

PRÉ-CANDIDATO
O professor Marcos Sérgio Lopes Ferreira, natural de Tuntum (MA), de 38 anos, é pré-candidato a vereador em Redenção, pelo PP. Sérgio é professor do ensino fundamental concursado e tem origem na política através de seu irmão o ex-vereador Toninho Lopes, e coloca seu nome para apreciação do povo de Redenção.

INELEGÍVEIS
O Tribunal de Contas do Estado do Pará vai liberar no dia 14 de agosto a lista dos políticos inelegíveis. A informação é do presidente do TCE-PA, conselheiro Luis Cunha, em resposta a questionamento do deputado Renato Ogawa (PR), durante reunião dos deputados no tribunal.

ÍNDICES
O TCM corre para abrir nos próximos meses inédita frente de trabalho para consolidar sua atuação como órgão de controle: avaliar os Índices de Governabilidade dos municípios. A medida foi anunciada pelo vice-presidente da corte, Sérgio Leão, depois de participar de reunião no Instituto Rui Barbosa, ocasião em que foi assinado acordo de cooperação técnica pelo qual o Tribunal irá receber programa e base de dados necessários ao estudo.

ENERGIA
O deputado Júnior Ferrari deu entrada em projeto de lei que dispõe sobre mecanismos de proteção contra o corte indiscriminado de energia elétrica doméstica. O parlamentar entende que a concessionária precisa dar aviso prévio e, além disso, disponibilizar na hora do corte uma segunda via de conta para o consumidor pagar no ato.

BARRADO
Um dos primeiros deputados a pedir o afastamento de Eduardo Cunha, Arnaldo Jordy (PPS-PA) foi impedido de participar do Grupo Parlamentar Brasil-Líbano, que acontece nesta semana em Beirute. Apesar de ser ter participado de diversas edições anteriores do evento, ele recebeu em seu gabinete um informe da Câmara dizendo que sua viagem não estava autorizada. Para o evento foram enviados somente deputados aliados de Cunha.

DERROTA
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira não analisar recursos apresentados pela defesa da presidente Dilma Rousseff e do vice-presidente, Michel Temer, que tentavam evitar a inclusão de informações da Operação Lava Jato nas ações que pedem a cassação da chapa que os elegeu. Na sessão, os ministros também criticaram a quantidade de recursos apresentados tanto pelas defesas da petista e do peemedebista quanto pela acusação, o PSDB, por prejudicarem o andamento do processo.

COMISSÃO
A deputada Simone Morgado (PMDB/PA) foi eleita presidente da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, na tarde desta terça-feira (3). Simone é a primeira mulher paraense a presidir a CFT, que é considerada a segunda mais importante comissão permanente da Câmara.

ESTADUALIZAÇÃO
O deputado estadual Hilton Aguiar (SDD), esteve reunido esta semana com o Governador do Estado, Simão Jatene. Na oportunidade o parlamentar solicitou a estadualização do 45 km da estrada Vicinal “Estrada do Posto 70” que liga o município de Xinguara à Canaã dos Carajás.
Paulo Carrion
Veja Colunas Anteriores

NOTICIANDO 616
NOTICIANDO 214
NOTICIANDO 612
NOTICIANDO 609
NOTICIANDO 607
NOTICIANDO 606
NOTICIANDO 604
NOTICIANDO 670
NOTICIANDO 565
« voltar
sites / blogs